quarta-feira, 27 de julho de 2016

Liberdade, Liberdade - Virgínia e Raposo

Como não amar esse casal?
Amigos de longas datas, Virgínia e Raposo se mostravam cada vez mais envolvidos em algo que ia além da amizade. Eles chegaram a ter suas noites de amor.
Porém, quaisquer possíveis avanços no relacionamento que eles poderiam ter foram interrompidos com a morte de Raposo pelo filho de Virgínia (Rubião).

Liberdade, Liberdade - Virgínia

Ex-prostituta de Vila Rica, famosa por ter enlouquecido homens de família, governantes e nobres portugueses. Aposentada, cafetina suas “meninas”. Ainda preserva os traços de uma beleza vertiginosa na juventude. Amiga de Tiradentes e dos inconfidentes, Virgínia (Lilia Cabral) ajudou na fuga de Joaquina na infância.

 

Liberdade, Liberdade - Caju

Gabriel Palhares vive Caju, menino de rua que trabalha ocasionalmente como espião para o Mão de Luva. Com o tempo, no entanto, Raposo decide adotar Caju para criá-lo com uma educação decente, tal como fez com Joaquina e Bertoleza.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Liberdade, Liberdade - Dionísia

Dionísia (Maitê Proença) é uma viúva rica, irmã de Raposo. Libertina e sedutora, faz dos escravos objetos sexuais e de tortura. Tenta de tudo para conquistar a confiança de Joaquina e ser sua amiga, pois ama a sobrinha de verdade, e é a única, além de Raposo e André, que sabe que a moça é filha do Tiradentes.

Liberdade, Liberdade - André e Tolentino

Taí um casal que muita gente nem imaginava que iria acontecer, logo quando a novela começou.
O Coronel Tolentino, mesmo com aquele jeitão todo bruto de ser, terminou desenvolvendo um sentimento muito forte pelo André Raposo.
Algo que naquela época ainda não era tido como comum/normal (embora hoje existam muitos que não consideram como normal, diante de tantos atos tristes de homofobia).
Vale destacar que tal prática homossexual era tida como um crime de sodomia e o(s) condenado(s) era(m) mandado(s) para a forca! =(
Mas, bom, vamos focar nesse casal que marcou história na teledramaturgia brasileira, pois protagonizaram a primeira cena de sexo gay na televisão.
Caio Blat e Ricardo Pereira fizeram um trabalho, sem dúvidas, belíssimo. O resultado, claro, foi muito bem comentado pela crítica.
"O que sentimos um pelo outro é especial. É verdadeiro. Faz parte da nossa própria natureza". (André Raposo)

Liberdade, Liberdade - Tolentino

Capitão, foi o chefe da tropa que capturou Tiradentes. Dezesseis anos depois, se torna Coronel em Vila Rica, e vai perseguir Joaquina e Xavier. Tem métodos pouco ortodoxos para fazer justiça.
Tolentino é vivido pelo ator Ricardo Pereira

Liberdade, Liberdade - André

Filho de Raposo, André (Caio Blat) é o melhor amigo de Joaquina, sua irmã adotiva. Gay enrustido, sofre com a pressão do pai para que ele seja menos delicado. 

Liberdade, Liberdade - Bertoleza

Sheron Menezzes vive Bertoleza, acompanhante e amiga inseparável de Joaquina. Escrava forra de personalidade forte e hábitos refinados, comprada e alforriada ainda criança por Raposo. Está sempre tentando proteger Joaquina de seus ímpetos revolucionários. 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Liberdade, Liberdade - Raposo

 
Pai de André e pai de criação de Joaquina - é seu tutor e conselheiro desde a infância. Raposo (Dalton Vigh) comprou Bertoleza de um vendedor de escravos quando ela era ainda uma criança e, logo depois, comprou sua alforria. 
Raposo é um homem conservador e corajoso, fisicamente forte e "duro na queda". Minerador rico, é um dos muitos anônimos que financiaram a luta pela Independência do Brasil, mas se arrepende do seu passado. 
Foi morto covardemente por Rubião, quando ele descobriu que o Intendente havia roubado todo o seu ouro. 
 

Liberdade, Liberdade - Rubião

 
Como toda grande novela, "Liberdade, Liberdade" tem seu maior e mais terrível vilão: Rubião, vivido pelo talentoso Mateus Solano.
Ex-guarda da Coroa, um caçador de Inconfidentes. Charmoso, sedutor, ardiloso e aparentemente amoral. Intendente de Vila Rica, tem poderes policiais e militares. 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Liberdade, Liberdade - Duelo de Divas!

Aha!
Claro que eu não poderia deixar de dar destaque, aqui, a esse duelo de Divas que acontece em "Liberdade, Liberdade".
A rixa entre Branca e Joaquina é constante!
Branca sempre arruma um modo de difamar a morena, seja divulgando na cidade aqueles panfletos anônimos ou mesmo pessoalmente.
"Rosa Raposo, aquela desfrutável!", é o que Branca costuma dizer.
E Joaquina também não deixa barato! Procura responder à altura!
Tudo isso é devido a Xavier, noivo de Branca, que termina se apaixonando por Joaquina.